6 de dezembro de 2009

Concurso de Oratória nas Escolas - Teutônia

Mateus, o aluno vencedor

Concorrentes, pais, professores e autoridades.

Chovia torrencialmente na última quarta (03/12) enquanto dez alunos de Teutônia enfrentavam o público e os jurados, dando um show em matéria de oratória. Os alunos instruídos pelo comunicador Tony Ademo vieram de várias localidades do município para apresentar seu discurso, embasado no tema: "Mudanças Climáticas: Nós podemos evitar!". A ação tem a finalidade de escolher o melhor orador de Teutônia, para que este participe da fase regional do Concurso, à ser realizado no próximo dia 10 - quinta. Prestigiaram o mais esta fase concurso, Jean Zagonel, a Secretária de Educação da cidade, Inara Bohmer, pais, professores, jurados e comunidade em geral.

Stéfani da Rocha, Tamara Luana Sippel, Estela Helena da Fountoura, Sara da Costa, Henrique Jones, Mateus Eduardo Elsenbach, Kauana Müller, Luciana Haas, Graciela Wagner e Daniele Garcia formaram o corajoso grupo de alunos que mesmo tremendo, errando e ficando vermelho, tomaram o tribuna e mostraram o seu melhor. A aluna Kauane conta que, para ela, o momento mais complicado foi começar a falar. "Tremia, fiquei muito nervosa, pois tinha medo de errar'' - diz. Foi difícil para os jurados, e depois de um tempo o nome do vencedor foi divulgado: Mateus Elsenbach ganhou um micro system e leva chance de representar Teutônia na competição regional do Concurso de Oratória nas Escolas, que se realizará em Lajeado, no dia 10 próximo.

Para a Secretária de Educação, Inara, 'o Concurso de Oratória é mais que importante, porque desinibe as crianças e, mais que isso, trabalha a dicção dos alunos que participam'.

2 comentários:

  1. Olá Lucas! Não posso deixar de me manifestar acerca deste precioso acompanhamento que estás fazendo ao longo do concurso Oratória nas Escolas 2009.Tua sensibilidade em repassar a experiência vivida aos alunos e especialmente tua disponibilidade em criar este blog demostra que um caminho muito promissor te aguarda. Saiba que nós, da JCI Lajeado, nos sentimos muito orgulhosos em poder oportunizar a ti e a tantos outros alunos experiências como esta, e ao mesmo tempo, perceber que entre vocês, alunos, estamos deixando uma pequena, mas (esperamos)duradoura contribuição de vida.A competição é apenas um pretexto para que possamos nos superar, e ver que todas estas crianças se superam a cada concurso, a cada etapa, é a maior realização que poderíamos ter.
    Agradeço-te por toda a contribuição e pela tua importante presença em nossos eventos. Sabes que já pertences à família JCI e que que esperamos contar contigo sempre. Um grande abraço e parabéns pelos excelentes textos aqui publicados!

    ResponderExcluir
  2. Adri, eu que fico lisonjeado de poder participar e estar sempre na ativa ao lado de vocês. Fico quase sem palavras para poder me manifestar depois do que tu disse, mas saiba que me sinto realizado podendo repassar para as crianças, jovens tudo aquilo que eu vivi,que eu passei. Muito obrigado, por proporcionarem esse Concurso, essa experiência de vida à tantas crianças, à tantos jovens. Aqueles que souberem aproveitar tudo o que dentro do concurso aprenderam, só precisam de força de vontade para serem pessoas destacadas. Quero sempre estar ao lado de vocês, ajudando da melhor maneira possível. Contem comigo sempre, sempre que precisarem. Eu mesmo me espanto quanto analiso, e vejo a quanto eu cresci como pessoa após ter conhecido vocês, o quanto eu mudei. Com a Oratória, o Concurso, eu realizei sonhos, conheci pessoas, fiz amigos, visitei lugares, sabe, acho que até encontrei um pouco da minha essência como ser humano. Esse caminho é o que eu quero seguir. Muito obrigado novamente, por tudo. Muito sucesso a nós, ao Concurso, que cada vez mais pessoas se envolvam com ele, participem, tenham interesse. 'O mundo é pequeno demais para aquele que bem se comunica... '

    ResponderExcluir